Como carregar de forma correta a bateria de um telefone

In Mobile, Mobile, Tecnologia by Danilo JorgeLeave a Comment

Já parou para pensar como hoje a maioria de nós vive com o medo de ficar sem carga na bateria de nossos telefones? Apesar disso muitos de nós não nos preocupamos com o tempo de vida útil das baterias(provavelmente entre 3 a 5 anos), mas seguindo as dicas abaixo é possível manter a vida da bateria muito mais saudável por mais tempo.

O que é o efeito memória em baterias?

O efeito memória ocorre quando você não deixa sua bateria descarregar até ZERO antes de carregar novamente. Ou seja, uma batéria que é frequentemente carregada entre 30% e 80% pode esquecer os 50% restantes que são deixados descarregados(0-30% e 80-100%). Pode parecer mentira, mas é mais ou menos isso que realmente acontece. FELIZMENTE o efeito memória acontece apenas nas baterias baseadas em Níquel(NiMH/NiCd), esse efeito não ocorre nas baterias baseadas em Lithium, que são as baterias usadas no seu telefone.
Baterias de Lithium((Li-ion) não sofrem com o efeito memória, e na verdade você deve fazer exatamente o oposto com baterias de Lithium, carregue as constantemente, mas evite ir de 0 a 100% frequentemente.

Não carrega as baterias de 0 até 100%

Em baterias de Lithium a melhor regra é manter elas sempre acima dos 50% a maior parte do tempo. Quando a carga cair abaixo de 50%, (se for possível) carregue-a só mais um pouco para manter acima dos 50%.
O mais importante é não carregar a bateria de ZERO a 100%. Não é algo que vai estragar com a bateria de uma vez, muitas vezes em emergências é necessário, mas evite fazer isso o máximo possível.  Cargas máximas na bateria(Li-ion) tendem com o tempo a diminuir  o tempo da vida útil da mesma. Fazer cargas entre 40 a 80% é uma regra boa. Outro ponto importante é nunca deixar a carga cair abaixo dos 20%.

Quando devo realizar uma carga completa?

O recomendável é que seja feita uma carga de 0 a 100 por no máximo 1 vez por mês, isso meio que recalibra a bateria, é como se fosse feito um reset na configuração dela.

É recomendável recarregar o telefone durante a noite?

Os telefones mais modernos possuem um sistema que automaticamente interrompe a carga para a bateria assim que ela chega a 100%, então não existe um risco de sobre-carga. Alguns especialistas também recomendam retirar o telefone do case protetor durante o carregamento noturno, isso evita que a bateria esquente mais. Baterias  de Lithium-ion não gostam de calor. 🙂

A regra de evitar carregamento completo também vale aqui, então sempre que puder, evite carregar a noite para que a bateria não seja carregada até 100%.

E os carregadores de carga rapida? Estragam a bateria?

Muitos telefones Android possuem um mecanismo de carga rapida. Esses telefones possuem um chip especial chamado PMIC – Power Management IC. Esse chip se comunica com o carregador e solicita que seja enviada carga em alta voltagem.

O problema da carga rapida é que ela faz com que a bateria do telefone esquente mais que o normal, fazendo com que a mesma tenha sua vida útil diminuída. Lembre-se SEMPRE, baterias de Lithium-ion não gostam de calor! Por este mesmo motivo evite deixar esse tipo de bateria em carros quentes ou no sol.

Em resumo, se possível, desligue a função de carga rapida de seu telefone.

Posso usar qualquer carregador?

Tente sempre usar o carregador do próprio aparelho, ele possui a carga exata necessária.  Caso precise comprar um novo, o ideal é comprar um carregador da própria fabricante ou um aprovado pela mesma. Não compre carregadores muito baratos, existem diversos relatos de telefones explodindo por causa do uso de carregador ruim.

Posso guardar baterias com 0% de carga?

Não, nunca deixe baterias de Lithium-ion durante muito tempo com carga de 0%. Tente manter a carga por volta de 50% quando for guardar uma bateria(Li-Ion). Quando não estão em uso esse tipo de bateria descarrega a uma taxa de uns 7% ao mês. Se você deixar a bateria completamente descarregada por muito tempo, a mesma vai acabar perdendo a capacidade de segurar carga, ou seja, a bateria vai morrer.
Dificilmente você vai deixar isso acontecer com a bateria de seu telefone, mas pode acontecer com baterias externas ou de notebooks. De forma geral, mantenha sempre as baterias guardadas com uma carga próxima a 50%.

 

Leave a Comment